Vila Isabel Ă© um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. Conhecido por ser um dos berços do samba no Brasil, o bairro surgiu do espĂrito empreendedor de JoĂŁo Batista Viana Drummond, futuro BarĂŁo de Drummond, um empresĂĄrio progressista que adquiriu as terras da Imperial Quinta do Macaco quando os escravos da propriedade foram libertados. De acordo com a descrição da propriedade adquirida pelo BarĂŁo de Drumond, a Fazenda dos Macacos era delimitada ao norte pelo Morro dos Macacos.
Noel de Medeiros Rosa, por sua vez, foi um sambista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da mĂșsica no Brasil. Teve contribuição fundamental na legitimação do samba de morro e no asfalto, ou seja, entre a classe mĂ©dia e o rĂĄdio, principal meio de comunicação em sua Ă©poca.
JĂĄ em 1965, nas comemoraçÔes do IV CentenĂĄrio do Rio, o arquiteto Orlando Magdalena teve a ideia de decorar as calçadas do Boulevard 28 de Setembro com pedras portuguesas desenhando partituras de mĂșsicas de grandes compositores da MPB. Foram assim construĂdas, com repertĂłrio escolhido pelo mĂșsico Almirante, as famosas Calçadas Musicais de Vila Isabel.
No bairro das calçadas musicais, outra grande referĂȘncia Ă© a Unidos de Vila Isabel. A escola de samba fundada em 1946 Ă© detentora de trĂȘs tĂtulos do Grupo Especial carioca (1988, 2006 e 2013), sendo um deles com o emblemĂĄtico desfile "Kizomba - A Festa da Raça". Querida por todos na regiĂŁo, a agremiação tambĂ©m Ă© responsĂĄvel por grandes sambas do carnaval da Cidade Maravilhosa, tendo tambĂ©m obras memorĂĄveis compostas pelo grande mestre Martinho da Vila.